SABORES ESPECIAIS


Um café ou um sorvete pra descansar uns minutos e simplesmente ver a vida desfilar. Leve. Elegante. Com calma. 
Um 'panino' ou uma 'pizza al taglio' (pedaço de pizza) pra não perder tempo diante de tanta beleza. 
Um brinde à imensa glória de viver (mesmo que seja só por algumas horas) nessa cidade. 
Ou um banquete completo porque, afinal, esta vida que nos trouxe até aqui, merece! 
Enfim, não importa o motivo, não importa a opção. 
Vale o lugar e a companhia!





Vale entrar onde lhe agradar. Vale provar. Vale repetir. Vale eleger o seu preferido. Vale tentar as dicas dos simpáticos habitantes. E pra cada experiência, uma lembrança própria, um momento único. Mas se for muito bom (ou completamente reprovável, o que duvidamos),compartilhe com a gente. Mande-nos um e-mail. Vamos espalhar essas descobertas pelo mundo! 

Buon appetito e salute! 
Ah! Por enquanto, esqueça as calorias... Temos mais de quatro quilômetros de muralha para caminhar, pedalar, correr e queimar.


OS TÍPICOS IMPERDÍVEIS (E OS DISPENSÁVEIS).

À mesa é preciso provar um pouco de tudo! Afinal a culinária 'lucchese' pode ser classificada como sóbria, simples e essencial. Sem frescuras mas com um refinamento de sabores incríveis. 


Tordelli lucchesi
Zuppa di farro lucchese - sopa cremosa de feijão com farro (antigo cereal, parecido com trigo, consumido desde os tempos dos legionários romanos), regada com delicioso azeite local. 
Tordelli lucchesi al ragù - um tipo de raviole recheado de carne, com molho de tomate e carne. 
Maccheroni al ragù di coniglio - macarrão com molho de coelho. 

Estes são alguns dos pratos. Mas os antipastos típicos e alguns ingredientes como funghi (frescos ou secos, fritos, grelhados ou temperados com azeite), flores de abóbora (à dore, nas massas e risotos, ou recheadas), coelho (desfiado no molho de macarrão, assado ou ensopado 'alla cacciatora'), tomates (doces e carnudos) e o azeite, precisam ser especialmente, particularmente, saboreados.



Quanto aos doces, alguém resolveu dedicar a Lucca o Buccellato, como seu principal doce típico. Sinceridade? Lucca não merecia isso! Não passa de um pão doce com passas e anis, razoavelmente seco e sem graça. Sinto dizer, mas está entre os dispensáveis! Mas se você resolveu não deixar passar nada em branco, o Tadeucci, na Piazza San Michele, pode matar a sua curiosidade. Aliás, ali você vai encontrar outro docinho típico servido ao final da maioria das refeições: Cantucci - pequenas fatias de uma massa (tipo massa de torta) com amêndoas. Parece uma torradinha e fica muito melhor e muito mais típica se você molhar, a cada mordida, num bom 'vin Santo' (vinho adocicado).Voltando ao Buccellato, a experiência pode ganhar um tom especial se você prova-lo como sobremesa no Gli Orti di Via Elisa. Ali o tal 'pão doce' vem molhado com um típico licor vermelho, chamado Alchermes, e acompanhado por sorvete e frutas vermelhas. Chega a justificar as calorias.



Frati
Infinitamente mais saborosos (e talvez até mais simples) são os 'frati' (frades). Um grande anel de massa super-leve, frita, passada no açúcar e servido quente. O melhor de todos pode ser saboreado (sempre com fila) durante as festas de setembro, na Piazza San Michele, na barraca do Nelli. E entre um 'frati' e outro, coma também um 'bombolone' (esse tem a forma do 'sonho', mas seria uma ofensa tentar comparar com os das nossas padarias). O 'bombolone' é fartamente recheado com um creme de baunilha leve e muito saboroso, preparado na hora. Esse é daqueles doces que você tenta evitar, mas vai se lambuzar como criança! Detalhe: só são encontrados com facilidade e com a qualidade do Nelli, no mês de setembro.

Em qualquer momento, você pode se entregar às inúmeras e deliciosas opções de sorvetes. Não deixe de provar o de Amarena, uma espécie de cereja, mais intensa, na cor e no sabor.

Entre os que não são exatamente doces e nem salgados, Lucca também reserva alguns sabores de combinação 'exótica'. A tradicional (e estranha) 'torta coi becchi' (ou 'torta co'bischeri), que reúne, em seu recheio, açúcar, canela, um tipo de verdura (bietola), pão e parmesão. Das montanhas, chegam as receitas feitas com farinha de castanha que preparam necci (tipo de panquequinhas cozidas entre duas chapas de ferro, que podem ser servidas com ricota) ou castagnaccio (torta que leva pinoles, alecrim, uvas passas e um fio de azeite, antes de assar). Como disse, exóticas. Algo que não se define como doce e nem como salgado. Mas muito típicas.



Ainda andando pelas ruas do centro histórico, não esqueça de beber um refrescante 'bitter analcoolico', com bastante gelo. Ou provar os diferentes tipos de crocantes (tipo pé-de-moleque) e torrones feitos com amêndoas, nozes, pistaches ou avelãs, vendidos em bancas pelas ruas. No mês de setembro é fácil encontrar também a 'menta', um doce feito com açúcar e essência de menta, parecido com as 'bengalinhas' listradas de Natal.

Nas refeições, sempre um bom vinho local! Precisamos provar pelo menos um pouco dos diversos produtores dos vinhos DOCG (denominação de origem controlada e garantida) das colinas 'lucchesi', que chegam principalmente de Montecarlo (homônima do Principado de Monaco). Recentemente provamos Urlo di Lupo, da Tenuta Maria Teresa. Custo-benefício bem honesto.




PARA COMER BEM, COM CHARME E EM PLENO CENTRO HISTÓRICO.



Buca di Santantonio
Buca di Sant'Antonio - Restaurante de alto charme, está entre os melhores da Toscana pela classificação da "Accademia Italiana della Cucina" e da O.R.P.I - Ordine Ristoratori Professionisti Italiani. Fundado em 1782. A cozinha propõe pratos típicos 'lucchese' valorizados por produtos frescos da região e pela massa feita à mão diariamente. Na decoração, panelas, presuntos e instrumentos musicais. Fechado domingos à noite e segundas-feiras. Na temporada, melhor fazer reserva.

O SERVIÇO DESTE RESTAURANTE É REALMENTE IMPECÁVEL E A COMIDA VERDADEIRAMENTE ESPECIAL. NUMA DAS VEZES EM QUE ESTIVEMOS NO BUCA DI SANTANTONIO ESTÁVAMOS COM UM GRUPO DE 22 AMIGOS PARA UM JANTAR NUMA ELEGANTE SALA RESERVADA. FOMOS RECEBIDOS COM UMA TAÇA DE UM DELICIOSO ESPUMANTE. OS OUTROS VINHOS QUE ACOMPANHARAM O JANTAR  - TINTO E BRANCO DA REGIÃO - DE EXCELENTE QUALIDADE. ANTIPASTO, PRIMO, SECONDO E SOBREMESA, PERFEITOS! SE TIVEREM OPORTUNIDADE, NÃO DEIXEM DE PEDIR, COMO ANTIPASTO, A TRUTA SALMONADA. DIVINA!


UM DETALHE MUITO SIMPÁTICO QUE TAMBÉM FEZ A DIFERENÇA: UM CARDÁPIO IMPRESSO EXCLUSIVAMENTE COM O MENU PREVIAMENTE ESCOLHIDO PARA A OCASIÃO FOI ENTREGUE PARA CADA CONVIDADO (sendo grupo, isso garante um serviço impecável). REALMENTE EXCEPCIONAL! 


All'olivo - Restaurante de charme. Perfeito equilibrio entre a cozinha tradicional toscana e a moderna revisão culinária, este restaurante é um endereço seguro para descobrir os prazeres da mesa e os segredos de Lucca. Se estiver uma temperatura agradável, peça uma mesa sob o grande 'ombrellone'.

Osteria Baralla
Osteria Baralla - No coração do centro histórico, desde 1860, acolhe seus clientes no Palazzo Buonvisi, de 1400. Pratos com matérias-primas especialmente selecionadas e com atendimento impecável de seus proprietários. Se quiser uma sugestão de quem entende, apresente-se ao Marco. Talvez você consiga até algum prato fora do cardápio, preparado com exclusividade pra você! Fechado aos domingos.


AQUI É POSSÍVEL SE SENTIR REALMENTE NUMA TÍPICA E TRADICIONAL MESA DA CASA DE ALGUM LUCCHESE. POR ISSO, NO BARALLA NÃO SE DEVE DEIXAR DE PROVAR O TRADICIONALÍSSIMO TORDELLI LUCCHESE. ESPETACULAR! E NÃO DÁ PRA NÃO PEDIR PRA CONHECER O PROPRIETÁRIO - MARCO BROTINI. GRANDE SIMPATIA! 


Gli orti di Via Elisa - Restaurante de charme com preço conveniente. Próximo da Porta Elisa. Serviço informal, mas esmerado e ágil. A cozinha oferece simplicidade, sabores genuínos e tradição. Fechado às quartas-feiras e domingo só abre para o jantar.


ESSE RESTAURANTE FOI UMA SURPRESA AGRADABILÍSSIMA! O VINHO LUCCHESE SUGERIDO - FATTORIA FUBBIANO (em 2010) E O URLO DI LUPO (em 2014) - MUITO BONS. NÃO DÁ PRA PERDER A TERRINA DE CACCIOTA COM LARDO DI CARDOSO E PIMENTA ROSA! UM QUEIJO MUITO BOM, COBERTO COM UMA FINA FATIA DE LARDO (veja nas comidas toscanas), E GRATINADO. MARAVILHOSA! SÓ TIVEMOS UMA FRUSTRAÇÃO DA ÚLTIMA VEZ QUE ESTIVEMOS LÁ (agosto/2014): ESSA ENTRADA, POR CAUSA DO QUEIJO, SÓ CONSTA NO CARDÁPIO A PARTIR DE SETEMBRO! Quando os produtos não são industrializados, eles devem respeitar a sazonalidade! DE QUALQUER MANEIRA, AQUI CAI POR TERRA A MÁ FAMA DE QUE OS ITALIANOS NÃO SABEM FAZER UMA BOA PIZZA. MASSA CROCANTE. FARTA E SABOROSA COBERTURA. 

Antica Locando dell'Angelo - Restaurante de charme. Decorado no estilo de 1800. As salas inferiores apresentam partes da antiga construção da Idade Média. Mesmo as receitas tradicionais apresentam um leve toque de influência da Sicilia, terra de origem dos proprietários.



Teatro del Giglio
Ristorante Giglio - Este restaurante ocupa as salas do Palazzo Arnolfini, de 1700, repletas de belos afrescos. Para almoço ou jantar, opção de mesas numa varanda em plena Piazza del Giglio ou o ambiente acolhedor e refinado na sala principal. A casa é do mesmo grupo do La Buccadisantantonio. Seu chef, Loredano Orsi, iniciou lá sua longa e bem sucedida trajetória. Com sorte, você pode encontrar essa lua completando a vista do Teatro del Giglio, em frente ao restaurante.


AMBIENTE TRADICIONAL. UMA PEQUENA VARANDA NA FRENTE PARA UM JANTAR MAIS INFORMAL. NA GRANDE SALA INTERNA, PROVAMOS O 'TAGLIOLINI CON ZUCCHINE E CODE DI GAMBERI' E 'TORDELLI LUCCHESI'. PERFEITOS. O 'chef'' FEZ ESCOLA NO BUCA E AS CASAS SÃO DOS MESMOS PROPRIETÁRIOS.


Alimentari La grotta - Pizzicheria e Prodottitipici Lucchesi dal 1865 - NÃO ESTRANHE. NÃO É EXATAMENTE UM RESTAURANTE, MAS AS VITRINES E PRATELEIRAS SÃO DE ENLOUQUECER! E FOI COM PRODUTOS DAQUI QUE VIVEMOS UMA DAS EXPERIÊNCIAS MAIS INCRÍVEIS. ALGO TOTALMENTE INCOMUM NO CORRE-CORRE EM QUE VIVEMOS. FIZEMOS UM PIC-NIC COM SANDUICHES, QUEIJOS E FRIOS PREPARADOS PELO LA GROTTA. DETALHE: SE CONVERSAR COM O MAURIZIO, DÁ PRA ENCOMENDAR (inclusive as bebidas) E RECEBER A ENTREGA EM UMA DAS MESINHAS 'SULLE MURA'. NÓS ESCOLHEMOS UMA MESA NO BALUARDO SAN REGOLO, BASTANTE ARBORIZADO E COM VISTA PARA O ORTO BOTANICO. BEM PERTO DESTE LOCAL ESTÁ A CAFFETTERIA SAN COLOMBANO ONDE DÁ PRA ENCERRAR O PIC-NIC COM UM BOM 'DIGESTIVO' E UM CAFÉ EXPRESSO. INESQUECÍVEL - TOTALMENTE BUCÓLICO! E OS 'PANINI' MARAVILHOSOS! - Informação mais recente: em 2014 ficamos sabendo que agora eles também servem refeições em mesas na Piazza Anfiteatro. Não tivemos tempo de conhecer, mas pela qualidade dos produtos vendidos na Alimentari, apostamos que deve ser bom! Quem for, conta pra gente, manda um e-mail ou comenta aqui.





HÁ CHARME E BOA COMIDA TAMBÉM FORA DE 'LE MURA'. 



Locanda Vigna Ilaria - Restaurante de charme. Vigna Ilaria se encontra fora do centro histórico, em  Pieve Santo Stefano, e o nome vem de um vinhedo que existia onde hoje está a casa. Tem menu degustação. Cozinha contemporânea. 



Villa San Michele - O restaurante oferece a culinária do território 'lucchese' feita com seu azeite, famoso em todo o mundo, com suas sopas e suas carnes, ao lado dos sabores toscanos revisitados. O restaurante faz parte de um hotel localizado a 3 km do centro histórico.

Gran Caffè Magherita
Gran Caffè Margherita - Localizado na charmosa avenida 'lungomare' de Viareggio, originalmente construído em madeira, em 1902, foi refeito em alvenaria em 1928. O Gran Caffè Margherita merece uma visita pelo cardápio e pela história.  Representa uma das últimas obras do período tardio-liberty de Viareggio. Além disso, você estará usufruindo do mesmo salão assiduamente frequentado por Puccini e outras personalidades ilustres.

SURPREENDIDOS POR UMA SENSACIONAL 'REPAGINADA' - A MARAVILHOSA CONSTRUÇÃO EM ESTILO LIBERTY GANHOU UM AR DE MODERNIDADE MISTURANDO UMA SUPER LIVRARIA NA ENTRADA E INCLUINDO ALGUNS DETALHES DE DESIGN MODERNO NA DECORAÇÃO DO SALÃO. MAS O MAIS IMPORTANTE, EM SE TRATANDO DE UM RESTAURANTE:  A COZINHA ESTÁ ESPETACULAR! INSALATINA DI MARE SU LETTO DI VERDURE, GNOCCHETTO SALTATO AL SALMONE E GORGONZOLA, RISOTTO DEL PESCATORE E SPAGETTO AI GAMBERI. TODOS IRRETOCÁVEIS! FORA DO MENU DISPONÍVEL NO SITE, FOMOS SEDUZIDOS TAMBÉM COM UMA MARAVILHOSA BRUSCHETA COM MARISCOS RECHEADOS E MOLHO DE TOMATE. TOTAL PECADO DA GULA.

Ristorante Villa Garzoni - Pode ser uma alternativa bastante interessante para quem visita os jardins da Villa Garzoni, em Collodi. O local é conhecido como "o restaurante do Pinóquio", pois oferece o "Menu Storico di Pinocchio", que propõe as comidas citadas na fábula escrita por Carlo Collodi.






ALGUNS DOS DESTAQUES DO MICHELIN NOS ARREDORES DE LUCCA. 

Butterfly - Restaurante de alto charme. Aconselha-se reservar com antecedência. Construção histórica em meio a um parque de 5 mil m². Pequenas salas garantem jantares acolhedores à luz de velas.

Romano - A tradicional gestão familiar não impediu o local de renovar-se. O peixe mais fresco possível e algumas opções de carne. Além da indicação pelo Michelin, o Romano figura entre os melhores da Toscana, na classificação da "Accademia Italiana della Cucina".

Piccolo Principe - Localizado num elegante salão e terraço, com vista para o mar e os Alpes Apuanos, no mais luxuoso hotel de Viareggio - Principe di Piemonte. Deve ser feita reserva com antecedência. Fechado para almoço.

Locanda delle Tamerici - Próximo do mar, em Ameglia, na Spezia, propõe pratos com inspiração ligure e ambiente clássico e refinado. Para almoço, somente com reserva.



O SORVETE IMPERDÍVEL, INESQUECÍVEL, IRRECUSÁVEL !





Não mais que 20, 30 minutos ou exatos 29 quilômetros de Lucca. Só isso para poder se deliciar com o melhor sorvete da Toscana (ou da Itália...ou do mundo...). Basta chegar no Anisare, na avenida da praia (Viale a Mare Carducci, 42, esquina com Via Mentana), em Viareggio. O sabor? Se tiver tempo, prove todos! Se quiser uma sugestão, comece com o de Amarena (para muitos, o melhor), depois o de chocolate (bem escuro!). Frutas? O de figo. Parece que se está comendo a própria fruta, bem gelada. Aqui, os sorvetes são preparados e consumidos no mesmo dia (ou na mesma hora?). Provavelmente você será atendido pelos próprios mestres do 'gelato', os simpáticos Marco e Francesco. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário